Os anjos do senhor acampam-se ao redor dos que o temem e os livra de todo mal.



segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Iniciando a aula de Ensino religioso com as crianças.

Ensino religioso como começar???


   Para se iniciar o trabalho com ensino religioso em sala de aula, sugiro um trabalho diagnóstico das religiões presentes dentro da sala. Este trabalho pode ser realizado á partir de gráficos, diagramas, mapas conceituais, etc.    Onde os alunos poderão  deixar visíveis para seus colegas um pouco de sua cultura e as particularidades de cada grupo familiar.

Gráficos

   Após este trabalho, deixar fixado na parede em forma de cartaz o registro, bem como no caderno. O professor deve deixar claro para os alunos que o que farão não é um estudo aprofundado de cada religião, mas que todos conheçam e possam respeitar as escolhas de espiritualidade de cada indivíduo.
   Em um segundo momento o professor pode entregar ou fazer uma breve leitura de característica principais destas religiões, para que com isso a turma tenha um contato com as principais religiões do Brasil.

                                                           Principais Religiões

Adventista: (Adventista da Promessa, Adventista do Sétimo Dia).    Doutrina centralizada na figura de Jesus, considerado o salvador, e no que chamam o "advento de Cristo", ou seja, seu retorno a Terra.

Budismo:    Religião pregada por Buda há quase três mil anos. Surgiu na Índia, mas chegou ao Brasil por meio dos imigrantes japoneses. Desapego é uma das principais características.

Candomblé :   Cultua os orixás. Suas cerimônias acontecem em terreiros e são fechadas. A celebração é em língua africana, marcada por cantos e pelo som de batuques.

Catolicismo:    A Igreja Católica considera que todos os que foram batizados são católicos. Reverenciam a Virgem Maria e os santos. A missa é o principal ato litúrgico católico e seu ponto culminante é a eucaristia.

Cientologia: Seguidores acreditam que são imortais. Corrente de pensamento filosófico-religioso mesclada a técnicas psicoterápicas e doutrina budista.

Evangélicos: Os evangélicos defendem a crença de que a única autoridade a ser seguida é a Palavra de Deus, presente na Bíblia Sagrada. Desta forma, através da ação do Espírito Santo, os cristãos, ao lerem a Bíblia, têm uma maior harmonia com Deus. Por esse motivo, a partir da Reforma Protestante, a Bíblia foi traduzida para diversas línguas e distribuída sem restrições para as pessoas.

Espiritismo:    Os espíritas acreditam na vida após a morte e na reencarnação sucessiva até que se atinja a perfeição. Allan Kardec é um dos principais expoentes da religião.

Hinduísmo:   É uma maneira diferente de entender a vida, para a qual os valores ocidentais são totalmente estranhos. O hinduísmo é uma reunião de valores, filosofias e crenças, derivadas de diferentes povos e culturas.

Islamismo:    Baseado no Alcorão, o islamismo crê em Alá e nos ensinamentos de Maomé. Seus seguidores são os muçulmanos. A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência a Alá.

Judaísmo:    Livro sagrado dos judaicos é a Torá, e nela está à base da religião. A cabala judaica atualmente é muito divulgada e representa a expressão da Torá do modo como o mundo funciona.

Messiânica:    Doutrina oriental que tem como objetivo construir um local eliminando todo o mal da sociedade, como doenças, fome e guerras.

Movimento Hare Krishna:    Vem da linha hinduísta. Os praticantes não comem carne, não bebem e nem fumam. Os homens raspam o cabelo e carregam um rosário de 108 contas.

Movimento Sannyasin de Osho Rajneesh   
Filosofia do guru zen, nascido na Índia, é cheia de alegria pela vida e tem um sentimento de celebração. Desenvolveu vários tipos de meditação.

Santo Daime:    O chá do Santo Daime ou União do Vegetal provoca alucinações e visões místicas. É mais conhecido como ayahuasca. Para os seguidores, o chá livra o corpo e a alma das impurezas, e abre caminho para a comunicação com os antepassados.
 
Seicho-no-ie :   Filosofia oriental que prega que o ser humano é filho de Deus, e que, através de atos, palavras e pensamentos, é preciso tornar este mundo um mundo melhor. Acredita que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus.

Taoísmo :   Filosofia chinesa que determina que tudo no mundo é composto pelos elementos opostos yin e yang. Esses elementos transformam-se uns nos outros e estão em eterno movimento, equilibrado pelo invisível e onipresente.

Testemunhas de Jeová :   Seguidores acreditam seguir um cristianismo primitivo. Os membros costumam bater de porta em porta para divulgar sua crença. Usa a Bíblia como referência.

Umbanda:    Mistura crenças e rituais africanos e européias. Tem no candomblé uma de suas raízes. Consideram o universo povoado por entidades espirituais, os guias, que entram em contato com os homens por meio dos médiuns. Esses guias se apresentam por meio de figuras como a pomba-gira.

Wicca :   Religião neopagã. Os seguidores têm amor incondicional pela natureza e cultuam duas divindades, a Deusa e o Deus. São adeptos de magias e rituais.

Xamanismo:    Prática espiritual que engloba conjunto de crenças ancestrais. Promete cura de vários males.

Xintoísmo :   Religião predominante no Japão, seguida pela família imperial. Cultua deuses (a principal é a deusa Amaterasu) e considera que os espíritos dos antepassados também são divindades. Também prega o bom relacionamento familiar.

  Em outros momentos pode-se trabalhar com as seguintes atividades:

_Dar uma folha com as imagens dos textos sagrados, de determinadas religiões, recortar e colar no caderno escrevendo os nomes;
_Caça palavras;
_Músicas;
_Textos informativos;
_Enigmas.

                                                                        Textos sagrados

   Muitas religiões possuem textos sagrados. Entre os mais conhecidos está às diversas Bíblias cristãs, o Alcorão islâmico, o Torá judaico, entre outros.
   Esses textos são em geral, textos que transmitem seus ensinamentos pela leitura e oralidade, passadas de pai para filhos.
Exemplos de textos sagrados:

     * Alcorão                                                                     * Bíblia
    
 * Sunnah ou Hadith                                                            *Torá
                                                              
* Tri-Pitakas                                                                      * Vedas


Pesquisa retirada da internet

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Alfabeto





















A estória do lápis

  O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
_ Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco?E por acaso, é uma história sobre mim?
 A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
_ Estou escrevendo sobre você, é verdade.
Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
_ Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
_Tudo depende do modo como você olha as coisas.
  Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo:
"Primeira qualidade:
_Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".
"Segunda qualidade:
  De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."
"Terceira qualidade:
  O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é, necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".
"Quarta qualidade:
  O que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.
  Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Brincando e aprendendo( Técnica do cartão).




Execute esta técnica naqueles dias em que as crianças estiverem bem agitadas.. Esta, é a técnica dos cartões(como juiz de futebol). Cada cartão de uma cor simboliza uma ação.

Exemplos:

Cartão azul = ESTÁTUA

Cartão amarelo= DAR UMA GARGALHADA

Cartão vermelho= PARE

Cartão preto= ABAIXAR

Cartão rosa = VOZ "INVISÍVEL" (SEM SOM)

Cartão branco= DAR UM ABRAÇO

É necessário ter na sala um cartaz com essas legendas. Funciona muito! Por exemplo, estamos andando em fila de repente levanto o cartão azul, imediatamente todos viram estátuas. É um barato eles adoram e ficam mais calmos.

Vocês podem adaptar essa técnica com outros comandos.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A fábula da estrela verde

Havia milhares de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores : brancas, prateadas, verdes, douradas, vermelhas e azuis.
Um dia, elas procuraram Deus e lhe disseram:
— Senhor, gostaria de viver na Terra entre os homens.
— Assim será feito, respondeu o Senhor. Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer para a Terra.
Conta-se que, naquela noite, houve uma linda chuva de estrelas.
Algumas se aninharam nas torres das igrejas, outras foram brincar de correr com os vaga-lumes nos campos; outras se misturaram aos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada.
Porém, passando o tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a Terra escura e triste.
— Porque voltaram? Perguntou Deus, a medida que elas chegavam ao céu.
— Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra. Lá existe muita miséria e violência, muita maldade, muita injustiça...
E o Senhor lhes disse:
— Claro! O lugar de vocês é aqui no céu. A Terra é o lugar do transitório, daquilo que passa daquele que cai daquele que erra daquele que morre nada é perfeito.
O céu é lugar da perfeição, do imutável, do eterno, onde nada perece.
Depois que chegaram todas as estrelas e conferindo o seu número, Deus falou de novo:
— Mas está faltando uma estrela. Perdeu-se no caminho?
Um anjo que estava perto retrucou:
— Não Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens.
Ela descobriu que seu lugar é exatamente onde existe a imperfeição, onde há limite, aonde as coisas não vão bem, onde há luta e dor.
— Mas que estrela é essa? - voltou Deus a perguntar.
— É a Esperança, Senhor. A estrela verde. A única estrela dessa cor.
E quando olharam para a Terra, a estrela não estava só.
A Terra estava novamente iluminada porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa.
Porque o único sentimento que o homem tem e Deus não têm é a esperança.
Deus já conhece o futuro, e a Esperança é própria da pessoa humana, própria daquele que erra daquele que não é perfeito, daquele que não sabe como será o futuro.
Receba neste momento esta "estrelinha" em seu coração, sua estrela verde.
Não deixe que ela fuja e nem se apague.
Tenha certeza que ela iluminará o seu caminho... Seja sempre positivo!!!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Deus abençôe todos nós este ano, com saúde e paz !!!!Bom retorno.

ORAÇÃO DO PROFESSOR

"Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim um professor no mundo da educação. Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons. São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na raça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento. Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir. Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar. Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir. Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho . Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre. Amém!"